Investimentos em criptomoedas

De forma bem simplificada, criptografia é um modo de embaralhar uma informação para que somente quem tem o código – também chamado de “chave” – consiga decifrá-la. Por outro lado, existem diferenças como o horário de funcionamento dos dois mercados. Enquanto os pregões das Bolsas acontecem no horário comercial local, as negociações de criptomoedas são feitas 24 horas por dia, sete dias por semana. A escassez também é um fator determinante, já que muitas criptomoedas têm um número limitado de unidades.

Por que investir em criptomoedas?

O estudo aponta que 28,9% das pessoas entre 16 a 34 anos investem em criptomoedas, sendo o grupo mais atraído por esse investimento. Atualmente na Fase 3 de sua pré-venda pública, a $FXG está precificada em apenas $0,05 por token. Na próxima fase, o preço aumentará 20%, eventualmente sendo listada a $0,10 em grandes exchanges como Uniswap, oferecendo 100% de lucro aos investidores da Fase 3. Relatórios de notícias sobre criptomoedas indicam que a SEC dos EUA reconheceu uma proposta de mudança de regra permitindo que a Nasdaq liste e negocie ações do Grayscale Hedera Trust. A SEC necessita de um período de comentários públicos de 21 dias para aprovar ou rejeitar a proposta. Os traders podem executar suas estratégias sem arriscar seu próprio capital e receber até 80% dos lucros das operações.

Mega-Sena 2809: veja números sorteados; loteria paga R$ 15 milhões

Depois da euforia pós-eleitoral, a relação entre a nova Administração dos Estados Unidos e as criptomoedas parece estar a esfriar. Para investidores sem tempo ou experiência em análise financeira, essa busca pode ser um verdadeiro desafio. A SpaceMoney é um veículo informativo e não faz recomendações de investimentos, não podendo ser responsabilizada por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes. As recomendações e análises publicadas neste portal são selecionadas por critérios jornalísticos e creditadas aos seus autores, os quais são inteiramente responsáveis por seu conteúdo.

$FXG: a próxima altcoin 100x pronta para superar outras altcoins importantes em 2025

Os golpistas criam sites ou aplicativos que parecem sérios e confiáveis, mas acabam ficando com o dinheiro das vítimas. Pesquise bastante, se informe, troque experiências com outros investidores e dê preferência para plataformas mais conhecidas e utilizadas. Portanto, é muito importante guardar a chave-mestra com todo o cuidado e não perdê-la jamais.

Ethereum ou Ether

Escolhida a “bolsa cripto”, abra uma conta para começar a transacionar. Terá de transferir dinheiro e disponibilizar um conjunto de informações, com dados pessoais e documentação, algo semelhante a uma abertura de conta numa instituição financeira tradicional. Apesar disso, comprar bitcoin pode ser uma forma de proteger grandes fortunas de possíveis inflações no dólar. É necessário cuidado, portanto, até mesmo com a possibilidade de roubarem os dados da impressora — caso ela funcione com internet. Tota também pontua que as criptomoedas são criadas para “resolver problemas existentes”. Segundo ele, o bitcoin por exemplo foi criado para resolver os problemas de centralização do dinheiro físico.

Brasil já é um dos maiores mercados de criptomoedas do mundo

As criptomoedas oferecem oportunidades únicas de diversificação e potencial de lucro, mas também exigem precaução devido à sua volatilidade e riscos associados. Neste post, listamos as principais informações para quem quer começar no mundo das criptomoedas. Sendo a segurança uma das palavras-chave no mundo das criptomoedas, é importante que selecione uma corretora com reputação no mercado e que seja aprovada pelos reguladores. Em Portugal, a Criptoloja foi a primeira a obter licenciamento pelo Banco de Portugal, mas existem mais corretoras autorizadas, como a Bison Digital Assets e a Utrust. Existem ainda outras corretoras online tradicionais, como a Degiro e XTB, que oferecem o mesmo serviço em Portugal. Esta definição, utilizada pela CMVM, é uma das muitas disponíveis para explicar de forma sucinta o que são as criptomoedas.

Tokens Não Fungíveis (NFTs)

Os direitos dos investidores estão salvaguardados, pois os ativos que adquirem são seus, e não da plataforma que usam. Todavia, e embora a probabilidade seja reduzida, não podemos excluir a possibilidade de ocorrer uma situação semelhante à da FTX. O fundador, Sam Bankman-Fried, foi preso por ter desviado fundos de clientes para proveito próprio. Mas o modo mais seguro de guardar criptomoedas são as “wallets de hardware”, ou seja, dispositivos físicos (geralmente, pens USB) onde é possível armazenar chaves privadas.

Hackers acessam computadores e roubam dados de clientes de corretoras

Os valores de realização e aquisição são determinados pelos artigos 44.º a 48.º do Código do IRS. Além dos termos genéricos, deve ainda deduzir os custos com esta transação, como as comissões da plataforma por exemplo, e que devem ser inseridos na coluna “Despesas e Encargos”. Por exemplo, imagine que adquiriu uma bitcoin em 2021 por 50 mil dólares e a vendeu em novembro do ano passado por 80 mil dólares. Em junho de 2021, um milhão de tokens, de um total de 20 milhões criados, foram vendidos por dois euros. Usar o standard ERC-20 da Ethereum para criar os tokens multifuncionais é trivial, pelo que o principal custo é o das iniciativas de marketing, o que será pouco significativo. De acordo com os meios de comunicação, tinham sido realizadas, até maio, apenas duas sondagens.

Qual a melhor plataforma de criptomoedas?

As criptomoedas atraem muitos entusiastas pelos elevados ganhos que podem proporcionar. Se você tem dúvidas sobre como informar suas criptomoedas à Receita Federal, essa é a oportunidade ideal para esclarecê-las com um especialista. Agora, a equipe da Empiricus quer repetir esse feito com seu novo projeto focado em alphacoins. Se você deseja experimentar esses recursos, pode solicitar acesso à plataforma de trading BETA da FXGuys e testá-la por conta própria. Esta é uma excelente maneira de explorar a FXGuys antes de participar de sua pré-venda de tokens. Os investidores podem fazer stake de seus tokens $FXG e ganhar APYs de dois dígitos, além de participação na receita da plataforma.

Bitcoin

A blockchain, de forma didática, é um livro-razão distribuído e imutável que registra todas as transações que ocorrem com uma determinada criptomoeda. Embora alguns ainda vejam as criptomoedas como uma moda passageira, muitos especialistas acreditam que representam o futuro das finanças. A adopção por grandes empresas e instituições financeiras é um sinal claro de que este mercado veio para ficar. No mercado de moedas digitais, todo o processo é feito entre os próprios usuários ou nas exchanges. E apesar de ainda não existir uma regulamentação formal, esse mercado já é monitorado pela CVM. Além disso, todas as Bolsas do mundo são reguladas e fiscalizadas por órgãos oficiais do governo.

A sua emissão e transação não depende de um banco central, mas antes de um complexo sistema eletrónico de validação, conhecido como blockchain. Esta tecnologia, com encriptação de dados, permite que as transações sejam registadas e validadas por uma rede de computadores interligados entre si, sem qualquer intermediário. Também há diferenças entre as comissões das ordens de mercado e ordens de limite. Estas ordens de limite (market makers) têm sempre comissões mais baixas, motivo pelo qual as usámos neste estudo das melhores plataformas para investir em criptomoedas.

Criptomoeda, como investir?

Dada a ausência de supervisão, as criptomoedas podem, muitas vezes, ser usadas para esquemas ilícitos. Ou seja, em burlas que atraem investidores menos informados, mas também em operações relacionadas com lavagem de dinheiro ou financiamento do terrorismo. Por seu turno, os bancos devem, por lei, avaliar as transferências de fundos com origem e destino nas plataformas de negociação de ativos virtuais. Caso suspeitem que os fundos provêm de atividades ilícitas ou se destinam a financiá-las, devem impedir estas operações.

Ao contrário das moedas tradicionais, as criptomoedas operam de forma descentralizada, através de uma tecnologia chamada blockchain. Como em qualquer investimento, é importante conhecer o produto em que vai investir e saber como funciona. A volatilidade das criptomoedas e o facto de não serem reguladas por nenhum supervisor obrigam a alguns cuidados.

Mercados hoje: após ata do Copom e inflação, foco do dia fica em dados de emprego

Altcoins promissoras apresentam, muitas vezes, um enorme potencial de valorização em curto prazo. No entanto, é extremamente importante lembrar que o risco também é elevado. Há chances reais de perder todo o capital investido nelas, o que exige cautela ao decidir a parcela destinada a esse tipo de ativo. Os ETFs (Exchange-Traded Funds) são o ponto de partida ideal para quem busca simplicidade e eficiência. Eles permitem investir em uma cesta de criptoativos de forma prática, pois suas cotas podem ser adquiridas diretamente na bolsa de valores, assim como ações.

A valorização meteórica da Bitcoin atraiu muito interesse de investidores e pessoas iludidas pela expectativa de ganhos fáceis e rápidos. É fácil de entender o que são ações, divisas, obrigações ou matérias-primas. É menos trivial entender o que são e como funcionam as criptomoedas, mas está longe de ser um “bicho de sete cabeças”.

Criptomoedas: as melhores plataformas para investir

Ainda sobre segurança, outra recomendação importante — e que serve para absolutamente todos os tipos de investimentos — é nunca se conectar a redes de internet públicas para abrir a carteira digital ou conta de corretora. A respeito da diversidade da carteira de investimentos, os especialistas também afirmam que a quantidade de dinheiro investido em criptomoedas depende do perfil do investidor. Antes https://immediate-lakshmi-brasil.info/ de entender o que é mineração é necessário saber que as criptomoedas possuem uma tecnologia chamada blockchain (blocos criptográficos), local que são guardados os dados. A tecnologia permite que todas as informações enviadas e recebidas fiquem registradas, com a possibilidade de rastreá-las. As wallets (carteiras) são aplicações ou dispositivos que permitem armazenar criptomoedas de forma segura.

Especialista diz que este é o melhor momento para poder ganhar dinheiro com criptos

O Bitcoin Cash (BCH) é uma nova versão do Bitcoin original, criada em agosto de 2017. Ela foi desenvolvida numa tentativa de aperfeiçoar a primeira moeda, que conta com taxas consideradas elevadas e demanda um tempo grande de processamento de cada operação. O Ether original – alvo do roubo – passou a se chamar Ethereum Classic, e a moeda que começou a circular na nova rede ganhou o nome de Ethereum. Segundo o site Bitcoin.org, a primeira especificação do Bitcoin e prova de conceito foram publicados em um artigo assinado por Satoshi Nakamoto, pseudônimo de um programador (ou grupo de programadores) até hoje não identificado. Ele inventou a lógica de funcionamento do blockchain, sistema que possibilitou a existência do Bitcoin.

Sempre que quiser movimentá-las, terá de inserir um código para autenticar a transação. É neste contexto, explica o administrador do BdP, que surgem as criptomoedas. Para os seus criadores, o objetivo era o de gerar uma divisa que não fosse controlada pelos bancos centrais, nem dependesse do sistema financeiro, e cujo valor fosse dado unicamente pelo mercado. Certamente já ouviu falar em bitcoin, mas é bastante provável que não perceba como obter este tipo de moeda. Na verdade, a bitcoin é apenas uma das criptomoedas a circular no mundo virtual. O facto de ter sido a primeira faz com que seja a mais famosa, mas a forma como estes ativos funcionam é a mesma.

Em termos de dimensão, considerámos as plataformas com mais de um milhão de clientes ativos. Por fim, a autorização dos reguladores, sem a qual as plataformas não podem operar em Portugal. A XTB e a Degiro, duas plataformas que disponibilizam uma vasta gama de produtos de investimento, não foram incluídas no estudo, pois só permitem o investimento indireto através de CFD (XTB) e ETN (Degiro). Numa fase inicial, foque-se nas moedas virtuais com maior capitalização de mercado. O seu histórico revela que são menos voláteis em comparação com outras.

Para investidores que estão iniciando agora neste mercado e querem saber como investir em criptomoedas, Felix orienta que seja escolhida uma corretora com bom histórico e reputação, a fim de se proteger de possíveis transtornos. Ele também sugere que os investidores realizem backups periódicos para salvar seus ativos. Uma criptomoeda é uma forma de moeda digital ou virtual que utiliza tecnologia blockchain para assegurar transacções descentralizadas, seguras e transparentes. Ao contrário das moedas fiduciárias (como o euro ou o dólar), as criptomoedas não são emitidas por Bancos Centrais.

Investimentos em criptomoedas

Com redação composta por especialistas, o site proporciona aprendizado sólido e confiável, além de artigos de parceiros que ampliam conhecimentos financeiros para todos os brasileiros. Além desses pontos, existem os cuidados que precisam ser tomados em qualquer operação de day trade. Você está usando o mercado alavancado, portanto, está colocando mais dinheiro do que você realmente tem na conta. Então, você pode ganhar muito dinheiro, mas perder na mesma proporção”, conclui.

Dito isso, em algumas oportunidades é possível obter lucro, mas geralmente é um pouco mais complicado do que simplesmente comprar alguns NFTs e manter por um tempo antes de vendê-los por 100x o preço de aquisição. Muitos diriam que, como investidor de criptomoedas, você estaria prestando um grande desserviço a si mesmo se não buscar, no mínimo, uma noção básica do cenário DeFi e das oportunidades/riscos que ela apresenta. O espaço das criptomoedas está crescendo rapidamente, mas é cercado de riscos que podem dificultar a navegação segura – ainda mais para os iniciantes.

Bitcoin, Ethereum e Litecoin são exemplos populares de criptomoedas, cada uma com funcionalidades e propósitos distintos. Estas moedas podem ser usadas para compras, investimentos ou até para financiar projetos tecnológicos, tornando-se uma alternativa cada vez mais procurada em todo o mundo. O cenário das criptomoedas está ficando cada vez mais diversificado e a concorrência vem aumentando em todas as partes da indústria. Embora alguns tenham realmente ficado incrivelmente ricos graças aos seus investimentos em NFT, esses indivíduos são a exceção – a maioria dos investidores de NFT não ficará rica com seus investimentos.

O Mercado Bitcoin oferece uma interface intuitiva e suporte dedicado para facilitar a sua experiência. Várias “bolsas cripto” têm as suas próprias moedas, que são utilizadas pelos utilizadores. “Para um investidor, que olha seus investimentos em reais, uma eventual variação cambial muda sim o valor de sua posição em Bitcoin, mesmo que esse não tenha variado quando comparado ao dólar”, completa.